Nos séculos XIX e XX e início do século XXI ensino de Geografia tornou-se objeto de discussão, especificamente no que se refere aos processos relativos à formação de professores. Essas discussões intensificaram-se a partir da década de 1980, ao considerar-se o contexto da redemocratização do país, o aumento das pesquisas sobre a área e a necessidade de formar professores de Geografia para um novo contexto socioespacial, caracterizado pela reorganização do mundo do trabalho em função do processo de globalização.
Com isso, os debates estabeleceram-se em diferentes esferas, desde as práticas docentes nas universidades, nas publicações, nas pesquisas e, principalmente, nas discussões realizadas em eventos científicos que se tornaram mais frequentes a partir da década de 1980. Nesse sentido, destacam-se a contribuição do Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia – ENPEG, cuja primeira edição aconteceu em Rio Claro – SP, em 1985, como espaço de reflexão.
Até a sexta edição em 2000, realizada na cidade de São Paulo, o ENPEG não tinha regularidade definida. Somente a partir da sétima edição em 2003, em Vitória-ES, o evento realizar-se-ia a cada dois anos, ou seja, em 2005 na cidade de Dourados-MS, em 2007 na cidade de Niterói-RJ, em 2009 na cidade de Porto Alegre-RS, em 2011 na cidade de Goiânia-GO e em 2013 na cidade de João Pessoa-PB. O 13º. ENPEG em 2017 realizar-se á na cidade de Belo Horizonte - MG. O evento reunirá a comunidade acadêmica em torno das questões relacionadas ao Ensino de Geografia em diferentes dimensões, tornando-se um dos principais espaços para discussão de professores, estudantes e pesquisadores.
Ao considerar a escala regional as discussões sobre ensino de Geografia necessitam de aprofundamento e de discussões teóricas e metodológicas no sentido de consolidar a profissão docente em Geografia com identidade e relevância próprias. Nesse sentido criou-se, em 2012, o I Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia – EREPEG com o objetivo de discutir temas fundamentais na busca da consolidação do ensino e da pesquisa em Geografia. O crescimento da formação e das pesquisas no ensino de Geografia na Região Nordeste são notáveis nas últimas décadas. Na UFPB, no ano de 2003, foi formulada a criação da linha de pesquisa Educação Geográfica no Programa de Pós Graduação em Geografia da UFPB. Na UFPI, no ano de 2011, foi aprovado o Programa de Pós-Graduação em Geografia, tendo sido criada a linha de pesquisa de Ensino de Geografia, fortalecendo a área de concentração Organização do Espaço e Educação Geográfica.