top of page
Apresentação
Laboratório Quatro Elementos

Lá, durante dez anos, cultivou seu espírito e a solidão.

Mas, por fim, seu coração se transformou e levantando-se, um dia, com aurora, pôs-se diante do sol e lhe falou assim:

Grande astro! Qual seria tua felicidade sem aqueles a quem iluminas?

Há dez anos que vens subindo até a minha caverna; já te terias cansado de dar a luz e descrever este percurso se aqui não estivéssemos nós, eu, minha águia e a serpente.

Zaratustra desceu só da montanha, sem encontrar ninguém. Mas ao chegar à floresta, viu-se de súbito diante de um ancião, que deixara a sua sagrada choça para ir à procura de raízes silvestres. O ancião dirigiu a Zaratustra estas palavras:

Este viandante não me é desconhecido; há muitos anos o vi passar por aqui. Então chamava Zaratustra; mas agora esta mudado”. Zaratustra de Nietzsche.

 

      

            O processo criativo emana dos homens desde a revolução cognitiva, a expansão da mente, essa que subjugou a natureza, em sua tentativa de dominá-la, assim como, o adestramento dos animais. No domínio temporal da natureza água, fogo, terra e ar elementos esses que compõem em movimento a matéria, filósofos da antiguidade pensavam sobre a existência da vida e em seus estudos sobre o átomo, Leucipo e Demócrito, cogitavam a respeito da constituição da matéria onde o átomo seria os espaços vazios até o infinito, que mais tarde popularizado no meio cientifico, como pequeno corpos indivisíveis, assim, na literatura encontramos ainda, Empédocles, que por sua vez, estabelece que a matéria seria compostas por quatro substâncias fundamentais, o fogo, o ar, a água e a terra, e a combinação dessas formaria tudo o que existe. Partindo desse assombro filosófico os professores Emerson Ribeiro, Clesey Tavares e João Ludgero submeteram ao departamento de Geociências  em reunião de colegiado que aprovaram a criação do Laboratório Quatro Elementos- Geografia, Criatividade e Educação, sendo o quarto elemento o Éter, o movimento que existe na linha tênue da ciência, aqui a ciência geográfica na busca por um ensino que envolva a criação, a criatividade a produção de materiais didáticos e metodologias que transformem a sala de aula.  O Laboratório em questão a ser apresentado tem como linha norteadora o Ensino de Geografia, com pesquisas em estágio supervisionado, em urbana, em criatividade e na aplicação da Metodologia das Instalações Geográficas. As atividades no laboratório além do ensino em geografia e suas atividades extras curriculares apreende também, a pesquisa no mestrado profissional em educação – MPEDU, e está também registrado como grupo de pesquisa no CNPQ “Geografia e Criatividade”. O Quatro Elementos conta com professores pesquisadores e bolsistas de iniciação cientifica e alunos do mestrado. No espaço temos um armário, uma prateleira, um bebedouro de mesa, uma cafeteira, uma mesa redonda para reunião e três mesas, cadeiras, livros, uma lousa, computadores e uma impressora, além de mapas e material diversos para ensino.

© 2018  por Laboratório Quatro Elementos. Orgulhosamente criado no Wix.com

(88)9-9749-3535(

bottom of page